Comunidade Mazziana celebra a Profissão Perpétua de mais um membro

SENHOR, CHAMASTE-ME, AQUI ESTOU


No último dia 30 de janeiro a comunidade mazziana no Brasil celebrou com alegria a profissão perpétua de mais um membro na Pia Sociedade de Pe. Mazza. A celebração eucarística teve início às 17h na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, em Paulista-PE e foi presidida pelo Superior Geral Pe. Alberto Moreira. Embora com o número restrito de participantes em virtude do contexto de pandemia causado pelo Covid-19, alguns familiares, amigos, benfeitores e paroquianos se fizeram presentes na celebração respeitando os devidos cuidados preventivos. Além destes, concelebraram os padres da Pia Sociedade no Brasil, Pe. Eltom Melo, Pe. Alan Carlos e Pe. Sandro Corazza, bem como o pároco da paróquia de origem de Ivanildo Arruda, Pe. Samuel Santos e Pe. Eduardo José, confessor do jovem.


Em tom de solenidade e sobriedade, a celebração foi marcada pela emoção e alegria do jovem e dos fiéis ali presentes que acompanharam boa parte da caminhada formativa de Ivanildo e ora testemunhavam sua consagração perpétua. Aqueles que não puderam se fazer presentes na Igreja em razão da pandemia ou da distância geográfica acompanharam a transmissão ao vivo da celebração pelo YouTube. Ivanildo Arruda (30), é natural de Ferreiros, uma pequena cidade no interior do estado de Pernambuco, cerca de 120 km de distância de Recife, e ingressou na Pia Sociedade de Pe. Nicola Mazza no dia 26 de julho de 2014 com outros dois jovens para fazer a experiência formativa do postulantado. Aos 30 de janeiro de 2016 foi admitido à probação e fez sua primeira consagração no dia 2 de fevereiro de 2018.


Como parte do itinerário formativo o jovem visitou entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020 as comunidades italianas afim de conhecer de perto os demais irmãos consagrados da Pia Sociedade de Pe. Mazza, bem como os trabalhos, colégios e lugares de referência mazziana na Itália. Durante o período formativo, Ivanildo foi confrontado com experiências que buscaram ajudá-lo a entender e discernir sua vocação e sua adesão ao carisma mazziano. O contato com os jovens pobres na paróquia e nos projetos mazzianos, a abertura à cultura, a formação universitária, a vida em comunidade, a oração e a experiência com os pobres foram elementos presentes na caminhada formativa do jovem. Com a profissão perpétua Ivanildo é incluído definitivamente na família mazziana.


No Brasil, Ivanildo assumiu em 2020 o encargo de ecônomo da comunidade brasileira e atualmente cursa o último ano do curso de teologia, na Universidade Católica de Pernambuco, em preparação para o ministério ordenado na Igreja. Em sua fala de agradecimento ao final da celebração o mesmo recordou que “toda vocação é dom de Deus. Não somos chamados pelos nossos méritos nem por nossas forças, mas pela graça de um Deus que quer salvar a humanidade”, e pediu aos fiéis presentes que rezassem por ele e pelos demais membros da Pia Sociedade no Brasil e na Itália.

Categorias
Marcadores
Veja Também